Mais tarde ou mais cedo teria de acontecer... era sem dúvida daquelas inevitabilidades à quais não se pode escapar. Investigadores norte-americanos afirmam ter criado o material mais negro alguma vez visto. O material, criado por Pulickel Ajayan e a sua equipa de investigadores da Universidade Rice em Houston, é feito a partir de nanotubos de carbono e consegue ser quase 30 vezes mais negro do que a substância de carbono utilizada como padrão de negro pelo National Institute of Standards and Technology dos EUA. Segundo as análises a substância é capaz de absorver 99,98% da luz e está, além disso, próxima do chamado material negro ideal, que absorve todas as cores de luz e não reflectindo nenhuma.
Com um índice reflectivo total de 0,045%, esta substância é três vezes mais negra do que a liga metálica níquel-fósforo - que até agora detinha o recorde para o material mais negro do mundo. Comparativamente, a tinta preta normal usada como padrão, tem um índice reflectivo de 5 a 10%.
Ajayan acredita que este material poderá ser aplicado na conversão de energia solar, detecção de infravermelhos e observação astronómica.
(o material é o do meio)
No entanto, num inquérito baseado em conversas de café efectuado pelo 7dias, 98% dos inquiridos acredita que a substancia mais negra que alguma vez existiu, é, sem sombra de dúvida, a alma da sra ministra Maria de Lurdes Rodrigues.
terça-feira, 5 de fevereiro de 2008
O mais negro do obscuro
Publicada por Alexius à(s) 03:11
Etiquetas: Curiosidades
Subscribe to:
Enviar feedback (Atom)
0 Comments:
Post a Comment