terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

O mais negro do obscuro

Mais tarde ou mais cedo teria de acontecer... era sem dúvida daquelas inevitabilidades à quais não se pode escapar. Investigadores norte-americanos afirmam ter criado o material mais negro alguma vez visto. O material, criado por Pulickel Ajayan e a sua equipa de investigadores da Universidade Rice em Houston, é feito a partir de nanotubos de carbono e consegue ser quase 30 vezes mais negro do que a substância de carbono utilizada como padrão de negro pelo National Institute of Standards and Technology dos EUA. Segundo as análises a substância é capaz de absorver 99,98% da luz e está, além disso, próxima do chamado material negro ideal, que absorve todas as cores de luz e não reflectindo nenhuma.

Com um índice reflectivo total de 0,045%, esta substância é três vezes mais negra do que a liga metálica níquel-fósforo - que até agora detinha o recorde para o material mais negro do mundo. Comparativamente, a tinta preta normal usada como padrão, tem um índice reflectivo de 5 a 10%.
Ajayan acredita que este material poderá ser aplicado na conversão de energia solar, detecção de infravermelhos e observação astronómica.


(o material é o do meio)


No entanto, num inquérito baseado em conversas de café efectuado pelo 7dias, 98% dos inquiridos acredita que a substancia mais negra que alguma vez existiu, é, sem sombra de dúvida, a alma da sra ministra Maria de Lurdes Rodrigues.

0 Comments:

 

© 2007 7Dias-Seguintes, Blogues S.A.

Todos os textos, imagens, parvoíces e conteúdos de teor duvidoso têm direitos reservados, não podendo ser reproduzidos em parte alguma sem autorização prévia do autor. A sério. Não estou a brincar. Tenho uma equipa de intervenção de macacos ninjas especializadamente treinados por monjes budistas nas cataratas dos himalaias, experientes neste tipo de situações, com prontidão imediata ao minimo prevaricador.

Mais, tenho uma vizinha que sabe voodoo (ou era yoga ? ... não interessa, qualquer uma delas é terrivelmente mortifera), por isso tenham medo.

Depois não digam que não vos avisei.

Buuu