segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

7Dias Cine-Analise: The Man From Earth (2007)

Caros vizitantes incautos do blogue mais palerma e sem pingo de bom gosto da blogosfera mundial, tenho o prazer de inaugurar a cine-analise do 7Dias. Irão ser analisados filmes que me passem pelos olhos com especial predilecção pelo cinema mais alternativo e não tão conhecido pelas massas. Fiquem com a primeira, espero que gostem porque vão gramar com elas nos proximos tempos :P

The Man From Earth (2007)
Na ultima noite antes de partir, John Oldman reunido com os seus colegas e amigos propõe o seguinte debate sobre uma ideia: imaginemos que um homem pré-historico teria sobrevivido durante 14,000 anos nunca enfrentando a morte. Como seria ele?
Os amigos de John, professores e investigadores academicos, aceitam o desafio e conjecturam as incontaveis questões que poderia criar. Que tipo de biologia teria que lhe permitisse viver tanto tempo ? Até onde chegariam as suas memórias de tantos anos passados ? Que tipo de conhecimento enorme teria tal pessoa? A quantas relações se teria ele negado para manter o seu passado em segredo ?

Ah, mas e se a questão que John propôs, não fosse mesmo uma questão ? E se a pessoa hipotetica sobre a qual teorizam fosse o próprio John? Ao assumir-se como imortal, John passa a ser considerado pelos seus colegas como louco. No entanto os factos que calmamente expõe, e as suas justificações bastante plausiveis e credíveis, começam a deixar cada vez menos espaço de manobra aos seus incrédulos colegas.
É esta a gloriosa premissa de "The Man From Earth". Envolto num simples e vulgar cenario, interpretado por um elenco não mais do que mediano, produzido com um orçamento limitadissimo, filmado em apenas uma semana... mas senhor de um argumento fabuloso, mesmo que a espaços nos leve um pouco ao incredível, mas nunca o suficiente para nos fazer desacreditar por completo.

Baseado na última obra de um dos mais aclamados escritores de ficção científica, Jerome Bixby, "The Man from Earth" é, mais do que um bom filme, uma grande lição sobre a história do nosso planeta... Há momentos de grande tensão, sobretudo quando John começa relutantemente a recontar como uma religião moderna foi na realidade baseada num mito misturado com uma conjectura e com uma necessidade politica. Nesta altura somos puxados para dentro da historia por completo, e já não lidamos com ficção ou fantasia, mas com uma historia legítima.
Com esta teoria, o argumento faz-nos repensar como as religiões são realmente formadas, e o filme deixa-nos o impacto suficiente para nos deixar no fundo da mente a interrogação sobre a reais possibilidades das coisas...
"The Man From Earth" não é tanto um daqueles filmes que constroem a historia para um grande "twist" final, mas daqueles que terminado o filme nos deixa na mente um "e se...?"

Foi uma obra que ganhou fama devido à permissão pública do seu produtor para que qualquer cinéfilo fizesse o seu download da Internet, de forma livre, e é um daqueles filmes desconhecidos que ocasionalmente aparecem na indústria e que se transformam rapidamente numa obra de culto, conquistando de forma arrebatadora milhares e milhares de admiradores por todo o mundo.

Classificação: (7 / 10)

2 Comments:

Anónimo said...

Mestre ainda não tive o gosto de ver este filme para deixar a minha opinião, logo que seja possivel o farei.

Duas coisas:
1. Achei mt curioso o facto de ter sido gravado em apenas uma semana :)

2. Podias deixar a dica, onde se pode fazer o download livre? :) (Provavelmente com 2 minutos de pesquisa...encontraria mas, é a preguiça...)

Alexius said...

Bem, realmente o filme completo, só mesmo nos sitios do costume... o homem é liberal mas não é parvo :) permite e incentiva a copia do filme pela internet (e até agradece pela divulgação segundo palavras dele no seu blogue), mas não o disponibiliza ele proprio gratuitamente...

Disponibilizados por ele so mesmo o trailer :P que podes dar uma olhadela aqui: http://www.manfromearth.com/index2.html

 

© 2007 7Dias-Seguintes, Blogues S.A.

Todos os textos, imagens, parvoíces e conteúdos de teor duvidoso têm direitos reservados, não podendo ser reproduzidos em parte alguma sem autorização prévia do autor. A sério. Não estou a brincar. Tenho uma equipa de intervenção de macacos ninjas especializadamente treinados por monjes budistas nas cataratas dos himalaias, experientes neste tipo de situações, com prontidão imediata ao minimo prevaricador.

Mais, tenho uma vizinha que sabe voodoo (ou era yoga ? ... não interessa, qualquer uma delas é terrivelmente mortifera), por isso tenham medo.

Depois não digam que não vos avisei.

Buuu