terça-feira, 17 de junho de 2008

Houdini: O Último Grande Mágico - A Análise

Death Defying Acts (Houdini: O Último Grande Mágico)

Realização: Gillian Armstrong
Género: Drama / Romance
Intérpretes: Guy Pearce, Catherine Zeta-Jones, Saoirse Ronan
Estreia em Portugal: 26 de Junho de 2008
País de Origem: Reino Unido



"When i was very small, i had a gift. I saw things other folk didn't see. As i grew up, the gift vanished just like my mom said it would, and i saw the world as it really was... but then... the great Houdini came into our lives, and changed everything forever."

Death Defying Acts - primeiras falas

...e no entanto não é o que acontece com este filme. Como sei que os meus amigos na Irlanda me dariam cabo do canastro se não fizesse uma analise a este filme, cá vai disto;

O que me levou a ver este Death Defying Acts, é que seria uma historia com Harry Houdini, provavelmente o ilusionista e mestre de fugas mais conhecido de todos os tempos. Também porque gostei bastante do Prestige (O Terçeiro Passo) e do Illusionist (O Ilusionista), e talvez contasse com algo no género, senão melhor. Enganei-me. O que infelizmente encontrei não foi mais que uma historiazeca em que se trocariam facilmente os personagens principais pelo Florivaldo e a Constança da novela brasileira mais à mão.

Catherine Zeta-Jones encarna Mary McGarvie, uma personagem ficticia convenientemente atirada para a vida de Harry Houdini de maneira a fazer dali uma historia para contar. Esta Mary, juntamente com a sua filha Benji, têm um espectáculo psiquico em Edimburgo com bastante aceitação do público, que no entanto recorre a metodos menos próprios para conseguir as "adivinhações" com que consegue público no seu espectaculo.
E então entra o mágico. Corre palavra que Harry Houdini lançou um desafio a todos os adivinhos que encontre, que oferecerá 10.000 dolares a quem conseguir comunicar com a sua mãe falecida e lhe disser quais foram as suas ultimas palavras. O seu objectivo aparentemente seria o de desmascarar todos os charlatães que encontrasse, até que... encontrou Mary e tudo isso tornou-se irrelevante.
Entramos então num romance entre as duas personagens, com os motivos porque Houdini acha Mary atraente um pouco questionáveis e com uma pontuação bastante alta no meu esquisitómetro... mas adiante.

Contrariamente ao titulo do filme (em ingles), não ha realmente nada de desafiador da morte no filme, isto porque mantem-se numa zona neutra de interacção de personagens que não é nada de especial, e não se mete no mundo das ilusões, mostrando apenas um ou dois momentos durante algum espectáculo, que não chega nem para palitar o dente.
O que temos realmente é um olhar da vida pessoal de Houdini, com um Guy Pearce a fazer o que pode para mostrar algum carisma e demónios pessoais com que se debate, mas apesar do esforço, o filme não ajuda, e no final fica-se com a sensação que o homem fez um papel inexpressivo. O mesmo posso dizer da Catherine Zeta-Jones, que para além da sua beleza natural, nada mais acrescentou. Ah... e temos a irritante miúda do Atonement que como não seria de estranhar... irrita novamente. Não tão acentuadamente como no outro filme, mas o factor "irritar" está lá de quando em vez.

Pontos positivos: um retrato da época bastante elegante (1927), com um guarda-roupa adequado e uma fotografia aceitavel.

Conclusão:
Death Defying Acts não é aborrecido, mas elegância só por si deixa pouca impressão. Ironicamente, num filme que supostamente seria sobre magia, não se encontra nenhuma em nenhures durante todo os seus 90 minutos.

Classificação: 4/10

1 Comment:

Anónimo said...

É uma pena...
Tinha tudo pra ser um bom filme!! Estava curiosa :)

Paciência!

 

© 2007 7Dias-Seguintes, Blogues S.A.

Todos os textos, imagens, parvoíces e conteúdos de teor duvidoso têm direitos reservados, não podendo ser reproduzidos em parte alguma sem autorização prévia do autor. A sério. Não estou a brincar. Tenho uma equipa de intervenção de macacos ninjas especializadamente treinados por monjes budistas nas cataratas dos himalaias, experientes neste tipo de situações, com prontidão imediata ao minimo prevaricador.

Mais, tenho uma vizinha que sabe voodoo (ou era yoga ? ... não interessa, qualquer uma delas é terrivelmente mortifera), por isso tenham medo.

Depois não digam que não vos avisei.

Buuu