segunda-feira, 5 de maio de 2008

PIMBA AGAINST THE MACHINE

Poderá já não ser novidade, mas era-o para o (pobre) conhecimento pimba da direcção deste blogue, a existência de um clássico intemporal completamente marcante de Nel Monteiro, esse ícone da música popular portuguesa, autor de exitos(?) estrondosos entre os quais "A Pombinha da Nini", "Chuvinha de Tomates", "Maria das Nabiças", "À Quanto Tempo Não Vejo o Padeiro", "Azar na Praia" entre outros.
Ora estávamos no verão quente de 2006 quando Nel, com novo trabalho em editora diferente que lhe deu liberdade total, decide procurar novas sonoridades, e não estando com meias medidas, decidiu espingardar em várias direcções incluindo a Expo98, OTA, estádios do Euro2004, a Casa da Música, TGV e ... o Euromilhões.

Nelito, calma. Respira fundo.

A música, "Puta Vida Merda Cagalhões" apresenta-se ao nível do Rap dos Matarroanos, mas com um leve toque almíscarado com uma fragância mais saloia, simplória e campónia do que o habitual. Na letra faz referência a desigualdades sociais e disparidades tecnocráticas que se vêm hoje em dia por todo o país, prejudicando as classes desfavorecidas com vista ao lucro e enriquecimento (muitas vezes ilícito) de uma elite.
No entanto, e Nelito não te ofendas, o valor da mensagem é nobre mas o meu barbeiro a reclamar diz a mesma coisa... mas improvisado. E não é fadista.

Interessante também a refinada capacidade gramatical para elaborar rimas tão complexas, como "rico" com "penico", ou "cagalhões" com "mansões" e ainda o certo toque hip hop no final ao som do acordeão, dando a revelar a solução para a modernização do planeta.

Poderei dizer que depois de uma certa preplexidade, não me ria assim com uma temática musical desde que o Roberto Leal quis escrever um novo hino nacional... hehehe...hahahaHAHAHAHAHAHAAAAAHAHHHAAA...*suspiro* ,*limpa lágrima do olho*... ainda me dão calafrios cada vez que me recordo...

Bom, fiquem com as palavras eruditas do senhor..


1 Comment:

Anónimo said...

Piiiiiiii e tal e merda e mais pii e censura para comecar e depois um fim mais erudito em que se sugere que a modernização deverá ter em conta as tendencias macroeconómicas e a endoculturizacao de culturas de menor visualização poderão ter de acarratar as consequências da globalização cega e sem consiencias ... ó senhores desculpem a linguagem mas Sr Nel Monteiro vá é cagar.

 

© 2007 7Dias-Seguintes, Blogues S.A.

Todos os textos, imagens, parvoíces e conteúdos de teor duvidoso têm direitos reservados, não podendo ser reproduzidos em parte alguma sem autorização prévia do autor. A sério. Não estou a brincar. Tenho uma equipa de intervenção de macacos ninjas especializadamente treinados por monjes budistas nas cataratas dos himalaias, experientes neste tipo de situações, com prontidão imediata ao minimo prevaricador.

Mais, tenho uma vizinha que sabe voodoo (ou era yoga ? ... não interessa, qualquer uma delas é terrivelmente mortifera), por isso tenham medo.

Depois não digam que não vos avisei.

Buuu