O que ha de errado com esta imagem ?
Resposta na sexta-feira.
Solução: Para todos aqueles que exprimiram um "ah é facil" e pensaram que os espelhos das portas não reflectiam o que devia ser... ESTÃO ENGANADOS HAHAHAHA!
Apoio a minha tese no seguinte: os espelhos na realidade não são espelhos, mas sim vidros que mostram o conteúdo de uma outra sala anexa.
Duvidas? Reparem no reflexo da luz no soalho junto à porta que indica a claridade vinda da janela da sala subjancente. E esta hein ?
Portanto... o que há de errado com esta imagem ? Terem as luzes acesas ainda de dia! Desperdício de energia... pensem em verde.
quinta-feira, 31 de julho de 2008
Passatempo #3
Publicada por Alexius à(s) 04:35 2 comentários
Etiquetas: Passatempo
terça-feira, 29 de julho de 2008
segunda-feira, 28 de julho de 2008
quinta-feira, 24 de julho de 2008
O Cavaleiro das Trevas - A análise
Realização: Christopher Nolan
Género: Acção
Intérpretes: Christian Bale, Michael Cane, Heath Ledger, Maggie Gyllenhaal, Gary Oldman, Morgan Freeman, Aaron Eckhart
Estreia em Portugal: 24 de Julho de 2008
Normalmente não faço questão de fazer analises a filmes que estão na berra, porque evidentemente toda a gente os vê, e não preciso de os publicitar. No entanto decidi abrir esta excepção.
Vou desde já, pôr os pontos nos iis; DETESTO filmes de super-heróis. São demasiado virados para um público mais jovem, ocos, apoiam-se em demasia no espalhafato e nos milhões de seguidores do formato BD. Para além disso, acho ridiculas as máscaras, as capas e os fatos de borracha justos ao corpo, mas isso talvez já seja implicação minha, não sei.
Depois de ver tanto hype à volta deste filme, que já o levou ao 1º lugar no iMDB, decidi vê-lo e saber afinal qual era o motivo para tanto alarido.
Os primeiros sinais de que estamos a ver um filme realmente bom, são quando nos prende toda a atenção e nos põe um sorriso nos lábios logo desde o seu inicio. Neste caso pode ser um sorriso negro, mas não obstante, uma reacção genuína de que nos está a dar gozo ver o filme.
Christopher Nolan, já tinha demonstrado talento em excelentes filmes como Memento, Insomnia (Insónia) ou The Prestige (O Terceiro Passo), mas mostra neste Dark Knight uma capacidade enorme de pegar em algo fantasioso e construir uma historia adulta, credível, sólida e séria, que mais parece um policial de acção do que um filme de super-herois.
E como o conseguiu? Baseou o filme num excelente argumento escrito pelo próprio e pelo irmão Jonathan Nolan, e desviou o mais possível do heroi principal.
Em vez de um filme em que todas as personagens secundárias girassem à volta do titular (neste caso Batman), Nolan e companhia foram suficientemente cuidadosos a ponto de se certificarem que todos os (excelentes) actores envolvidos no filme tivessem o seu momento alto. Com isto, Batman não está tanto no centro da acção o quanto seja possivel, e partilha tanto tempo de antena como o Tenente Gordon (Gary Oldman, que muito me agrada voltar a vê-lo em forma porque sou fã dele), como com Harvey Dent (Aaron Eckhart). É algo que prejudica o filme? Nem por sombras. E felizmente todos eles corresponderam, sobretudo Aaron Eckhart que me surpreendeu pela positiva, já que ainda não o tinha visto fazer qualquer interpretação digna de registo, mas esteve excelente até porque o papel que interpretava não era fácil, sobretudo lá mais para o final.
Guardei o melhor para o fim, porque ha muito tempo que não tinha tanto gozo ver um vilão deste calibre. Quem me conhece, ou tem seguido as minhas analises, sabe que aprecio um bom vilão. Para mim um bom mau da fita representa no minimo 60% da qualidade de um filme. E quando aparece um completamente excepcional, é capaz de levar o filme às costas, qualquer que seja o argumento.
Sente-se quando um actor está à vontade e se diverte com o papel que interpreta. No caso de Heath Ledger, não só se diverte como se sente que nasceu para este papel, e dá gosto ver interpretações destas. Não me divertia tanto com um vilão desde talvez o Agent Smith no primeiro Matrix.
Lado negativo:
Não tenho muito a apontar, porque o filme no seu todo está excelentemente construído. Se tivesse que lhe apontar alguma coisa, talvez seja a musica-tema do Joker que por vezes é irritante por mais parecer uma sirene dos bombeiros. Também me pareceu que a interpretação de Christian Bale já viu melhores dias, e talvez duas horas e meia tenha sido um pouquinho a mais para o filme, mas com um intervalo pelo meio quase não se nota.
Conclusão:
Dark Knight não é um filme perfeito. Mas também é raro o filme que se aproxima de o ser. No entanto, visto como um todo, tem imensa qualidade, e muito para ver. O meu conselho? Vejam o filme. Asseguro-vos que vão passar um bom bocado. Não esperem um filme de super-herois, mas sim um policial adulto, que apenas por coincidência envolve um tipo vestido de morcego.
Classificação: 9/10
Publicada por Alexius à(s) 05:43 0 comentários
Etiquetas: Cine-Analise 2008, Cinema
segunda-feira, 21 de julho de 2008
Hasta la vista, baby jesus
Alguma vez se perguntaram... num daqueles dias em que a vossa mente fervilha de ideias esdrúxulas: "e se um dia o Arnold Schwarzenegger viajasse no tempo e fosse parar ao tempo de Jesus Cristo?" O que acham que aconteceria?
Pois bem, podem já descansar porque não irão ter de esperar por uma sequela do exterminador implacável para o saber. O 7dias faz-vos o obséquio, cortesia da MadTV.
Publicada por Alexius à(s) 02:26 0 comentários
sexta-feira, 18 de julho de 2008
segunda-feira, 14 de julho de 2008
sexta-feira, 11 de julho de 2008
Solução do Passatempo #2
Não sou nenhum ás a matemática (bem longe disso...), portanto não sei se a solução que vou divulgar será a mais elegante, curta ou simples. Foi a que eu obtive, e como lá cheguei. No entanto aceitam-se sugestões de solução mais simples.
As pistas eram as seguintes:
"o quinto número da sequencia somado com o terceiro, dá quatorze."
"o quarto número da sequencia é mais um que o segundo."
"o primeiro número da sequencia é menos um que o dobro do segundo."
"o segundo número somado com o terceiro, dá dez."
"a soma de todos os cinco números dá trinta."
daqui obtemos algo nestes moldes:
objectivo: a + b + c + d + e = 30
das pistas tiramos:
c + e = 14
d = b + 1
a = 2b - 1
b + c = 10
hipoteses:
pegando em c+e=14:
se c=9 então e=5
se c=8 então e=6
se c=7 então e=7
se c=6 então e=8
se c=5 então e=9
pegando em d=b+1 , a=2b-1:
se b=1 então a=1 e d=2
se b=2 então a=3 e d=3
se b=3 então a=5 e d=4
se b=4 então a=7 e d=5
se b=5 então a=9 e d=6
é de verificar também que b + c = 10.
Em resumo temos, e recordando que a soma total terá que dar 30:
1 + 1 + 9 + 2 + 5 = 18 (errado)
3 + 2 + 8 + 3 + 6 = 22 (errado)
5 + 3 + 7 + 4 + 7 = 26 (errado)
7 + 4 + 6 + 5 + 8 = 30 (resposta correcta)
9 + 5 + 5 + 6 + 9 = 34 (errado)
e voilá, o código para desbloquear o Aston Martin sería: 74658
Publicada por Alexius à(s) 14:57 0 comentários
Etiquetas: Passatempo
quinta-feira, 10 de julho de 2008
Problemas de consciência ?!?
Segundo estudos com base em dados e observações da nave Messenger, mostram que Mercúrio, o agora planeta mais pequeno do Sistema Solar (depois de terem posto Plutão em fora de jogo), está... a encolher!
Os cientistas afirmam que o planeta encolheu cerca de 1.5 quilómetros de diâmetro na sua história e acreditam que isto é causado pelo lento arrefecimento do núcleo do planeta.
Serão problemas de consciencia? Complexos de superioridade? Ou apenas solideriedade para com Plutão?
Seja o que for, com este "emagrecimento", daqui a alguns milhões de anos Mercúrio arrisca-se a ser também rotulado de planeta menor e ser posto em fora de jogo como o seu camarada do outro extremo do Sistema Solar.
Fonte: BBC News
Publicada por Alexius à(s) 01:00 0 comentários
Etiquetas: Curiosidades
terça-feira, 8 de julho de 2008
Passatempo #2
Você é Bond, James Bond ou Hari, Mata Hari. Está a ser perseguido(a) implacávelmente pelo KGB e a maldita chave do Aston Martin tem um novo código de 5 algarismos que tem que introduzir e escapar se não quiser ser torturado(a) sem piedade numa masmorra malcheirosa.
As instrucções do Q (o mestre inventor que lhe fornece todos os gadgets a utilizar numa missão) indicam-lhe o que se deve lembrar para o caso de se esquecer do dito código:
o quinto número da sequencia somado com o terceiro, dá quatorze.
o quarto número da sequencia é mais um que o segundo.
o primeiro número da sequencia é menos um que o dobro do segundo.
o segundo número somado com o terceiro, dá dez.
a soma de todos os cinco números dá trinta.
Será capaz de fugir no último segundo no seu potente bólide e escapar à destructiva explosão e salvar uma vez mais o mundo dos terríveis russos?
Inspirado no artigo de opinião do blogue-que-não-para-quieto, Perpétuo Movimento.
Solução no proxima sexta-feira.
Publicada por Alexius à(s) 15:57 2 comentários
Etiquetas: Passatempo
segunda-feira, 7 de julho de 2008
quinta-feira, 3 de julho de 2008
O delicado som do relâmpago
Há ideias criativas. E há quem vá a extremos para as conseguir. O que vos mostro a seguir é o que Terry Blake (de nome artistico Dr. Zeus), Steve Ward e Jeff Larson fizeram a partir de duas bobines tesla capazes de gerar relâmpagos de 3 metros. O som que se ouve é feito a partir dos relâmpagos e não de colunas de som! São gerados a partir de um computador portátil que modula comandos midi através de fibra optica até às bobines. Como protecção, o dr Zeus usa um fato especial que faz o mesmo efeito que uma jaula de faraday e o protege da alta voltagem.
Apesar de espectacular tem o seu grau de risco... vejam o video novamente e reparem nos clarões nos pés do homem.
Não tentem fazer isto em casa com as lâmpadas da cozinha.
Publicada por Alexius à(s) 03:24 1 comentários